INSTRUÇÕES PARA SESSÃO PÔSTER

Cada apresentador terá reservado um biombo com uma área de exposição para o poster de 0,90 m de largura  x 1,20 m de altura, com fundo claro. Para aqueles que forem utilizar o CorelDraw para confecção do seu pôster aconselha-se a configurar a página como A0.

A montagem e desmontagem dos pôsteres são de total responsabilidade dos autores, assim como todo o material necessário para sua fixação. É sempre bom levar fitas adesivas de dupla face. Atenção especial deve ser dada ao transporte de seu pôster, pois todo o trabalho dispensado na execução pode ser perdido se o pôster for mal embalado ou acondicionado.

Um bom trabalho científico pode perder seu valor se mal apresentado. Para isso, um bom pôster deve unir qualidade no conteúdo e na forma, com designs ordenados, coloridos, figuras bem elaboradas, textos resumidos e legíveis, e uma boa qualidade de impressão. A coletânea de sugestões resumidas abaixo, de como apresentar sessões de painéis em encontros científicos, deverá facilitar o trabalho.

PLANEJAMENTO DO PÔSTER:

A área destinada ao pôster deve preferencialmente compreender a região do nível dos olhos, ou imediatamente acima e abaixo. Para isso, sugere-se que as exposições sejam dispostas horizontalmente. O pôster deve ter uma aparência límpida, sem enrugamento, para que se torne mais atrativo e interessante. Para um design mais atrativo, os elementos que compõem o pôster devem possuir diferentes tamanhos e/ou formas, principalmente aqueles de maior ênfase.

As partes componentes do pôster podem ser numeradas, indicando uma ordem, ou pode-se indicar a ordem de visualização através de setas. Os dados do trabalho também podem ser expostos como subtítulos, como: Introdução, Método, Resultados, etc.

O título do trabalho deve ficar num espaço de fácil acesso e destaque, de preferência em negrito, e o nome do autor do trabalho não deve ser difícil de achar, para que, dessa forma, se estabeleça um canal de diálogo entre o observador e o autor/expositor.

O texto deve ser conciso e devem apenas ser apresentados dados que dêem suporte às suas conclusões. Antes de começar, faça um esboço do pôster e peça a diferentes pessoas para criticarem. O texto deve ser extremamente breve, recomenda-se não utilizar todo o trabalho publicado, pois, dessa forma, poucos observadores o irão ler. As mensagens que acompanham as ilustrações também devem ser breves.

A letra utilizada no pôster, no texto ou nas ilustrações, deve ser bastante legível. Sugere-se fonte em tamanho ≥ 32 pontos, para os títulos, dando-se preferência ao negrito. Para título e subtítulos, também é aconselhável utilizar uma combinação de letras maiúsculas com minúsculas. O texto pode ser digitado em tamanho ≥ 24 e que seja legível a uma distância de aproximadamente 1 m. Cada texto não deverá estar todo em letra maiúscula, já que isso dificulta a leitura. Os tipos de letra a serem usados devem ser os mais legíveis possíveis.

O arranjo das ilustrações precisa ser organizado de maneira que se possa facilmente identificar por onde começar e como acompanhá-las, geralmente, da esquerda para a direita ou de cima para baixo. Preferencialmente, deve-se deixar algum espaço livre entre as ilustrações, facilitando a observação das mesmas.

Fotografias ampliadas, impressões coloridas, reduções e ampliações de ilustrações devem ser manipuladas de diferentes formas, enfatizando-se sempre o destaque e a simplicidade do pôster, deixando-se de lado detalhes desnecessários. De preferência, não use tabelas, pois é melhor que os dados sejam apresentados em diagramas em formato de barras, etc.

A espessura das linhas, em desenhos, diagramas, seções, etc., no produto final, não deve ser menor que 0,70 mm (caneta nº 2). O uso de cores deve ser restrito apenas a algumas partes do pôster, preferencialmente nos pontos mais importantes. A intensidade das cores e a qualidade da impressão ou da cópia é de extrema importância para um bom pôster.

Essas sugestões foram extraídas de HANSEN, W.R. 1991, Suggestions to Authors of the Reports of the United States Geological Survey. 7 ed. Washington, US Gov’t Printing Office, 289p.